domingo, 12 de abril de 2015

Você sabe o que é jacar???

O que é “JACAR”?


Utiliza-se o termo Jacar, quando acontece uma pisada na bola, quando a pessoa come algum alimento não permitido.

“Jacar v.t. oriundo da expressão “enfiar o pé na jaca”, o mesmo que “chutar o pau da barra”, estrapolar, “fazer cagada”, ignorar o dia seguinte, comer mais do que devia.”

Comer não é simplesmente ingerir o alimento, para muitas pessoas comer é sair de uma depressão, se livrar do stress, suprir alguma necessidade sentimental. Muitos comem unicamente pelo prazer de se deliciar com algo.

Olhando por esse ângulo, pode-se notar que “jacar” não é sinônimo de fraqueza, mas está relacionado a vários outros fatores psicológicos que devem ser tratados, antes, durante e depois de inciada a dieta. É importante lembrar que estamos falando da regra, porque existem as exceções.

Livrar- se da culpa, sem precisar expor para as pessoas é a primeira coisa que deve ser feita. O ser humano por natureza tem a necessidade de compartilhar com os outros seus sentimentos, suas vitórias e derrotas, mas lembre-se que estamos falando de uma dieta e não de uma lição de vida. Obvio que se tratando de algo a seguir, expor o fato de ter “jacado” muitas vezes acaba incentivando outras pessoas a cometerem o mesmo erro, por acharem que é algo normal, quando na verdade não é, apesar de não ser coisa de outro mundo. Procure ao máximo não expor essa situação, mas se sentir necessidade de compartilhar sua “jacada” com alguém, escolha um amigo ou amigos de um grupo restrito, que também esteja praticando a dieta, ou mesmo alguém desconhecido, mas uma pessoa e não várias, PENSE NISSO!



Siga em frente com a dieta, de preferência no mesmo dia, pois se isso não acontecer pode ocasionar em um desânimo, fazendo com que você desista de alcançar o seu objetivo. Não pare para pensar, não deixe seu cérebro organizar idéias que irão impedi-lo de alcançar sua meta.

É muito importante livrar-se do sentimento de culpa e seguir em frente. Seguindo essas dicas básicas, é certeza de sucesso no prosseguimento da dieta. No percurso da dieta haverão deslises, mas é necessário seguir em frente novamente. Por isso NUNCA desista de conquistar seu objetivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário