sábado, 25 de abril de 2015

A verdade sobre as barras de cereal




As barrinhas de cereal aparentam ser saudáveis e, práticas e rápidas de se consumir, foram incorporadas à rotina corrida de muita gente. Mas será que a barrinha de cereal ajuda a emagrecer? Segundo a nutricionista Alexandra Caspero, algumas podem até mesmo engordar, pois têm muita gordura e são pobres em nutrientes.

Calorias da barrinha de cereal


O item que costumamos olhar primeiro é a quantidade de calorias. Alexandra diz que, pensando na barra como um lanche, o ideal é que ela tenha até 200 calorias. “Se a base dela foi alguma fruta ou alguma oleaginosa, o valor pode subir para até 250, pois são alimentos mais saudáveis”, explica. Caso contrário, a barrinha de cereal engorda.
Proteínas na barra de cereal
Se a barrinha for ingerida como um lanchinho, quatro a cinco gramas de proteína são suficientes. Se for entrar no lugar de uma refeição, ela deve conter 15 gramas ou mais, para que possa te deixar satisfeito.


As frutas secas devem ser a base da barrinha saudável!




Fibras emagrecem?
Alexandra diz que é preciso olhar para a lista de ingredientes para saber de onde vem a fibra da barrinha. “Veja se é da inulina, um componente químico que os fabricantes usam para aumentar os níveis de fibra do produto, ou de frutas secas, opção mais saudável. Há algumas barrinhas que mascaram a quantidade desse nutriente através desse método”, alerta a nutricionista. Ela recomenda 3 gramas de fibras em barras com ingredientes integrais.

Gorduras podem fazer bem?


Se a gordura for proveniente de óleo natural ou castanhas, nozes, oleaginosas em geral, a quantidade de gordura pode chegar a 10 ou 11 gramas, com umas 2 gramas de gordura saturada. Qualquer outra origem de gordura restringe o nível dela a 5 ou 6 gramas por unidade.


Açúcar: quanto pode ter? O açúcar da barrinha de cereal deve vir, preferencialmente, de frutas secas. Você acaba consumindo nutrientes extras. 10 a 12 gramas de açúcar, nesse caso, está ok. Porém, se a fonte de açúcar for glucose, mel ou ágave, por exemplo, e estes estiverem com seus níveis altos na lista de ingredientes (mais que seis ou sete gramas de açúcar), o melhor é tentar evitar comer essa barrinha.

Sódio engorda


A barra de cereal deve conter  no máximo 200 miligramas de sódio por unidade, ou mesmo 100 miligramas se você tiver alguma condição médica que te obrigue a monitorar seus níveis corporais dessa substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário