sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vitaminas Essenciais para Mulher! Veja...



Conheça cinco vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a beleza da mulherEles ajudam na TPM, menopausa, gravidez e mais


De vitaminas e minerais, todos precisam. Mulheres, homens, crianças e adultos. Mas algumas favorecem a rotina da mulher. Especialmente a rotina das vaidosas.

Mas há, também, algumas funções específicas desses nutrientes para questões que só as mulheres entendem. É o caso do Magnésio, que melhora os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual); a Vitamina E, que, entre outras coisas, ameniza a chegada da menopausa; ou as vitaminas do Complexo B na gravidez, importantes para o desenvolvimento do feto.Confira:

Vitamina E

Segundo a nutricionista funcional Luciana Harfenist, é essencial ao bom funcionamento dos órgãos genitais da mulher e auxilia na fertilidade. "Também é um poderoso antioxidante, protege nossas células dos radicais livres e reduz a peroxidação das gorduras", ensina.

Para mulheres maduras: "Na chegada da menopausa, estudos indicam que há uma redução do nível de cálcio presente nos ossos; por conta disso, é importante o consumo adequado dessa vitamina presente nos vegetais verdes escuros como brócolis e couve, feijões, derivados de leite de cabra, ovelha e búfala; em conjunto com o banho de sol diário por 15 minutos, pois sol, associado à Vitamina E, estimula a produção de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio", explica.

Vitamina A

Ajuda na preservação do colágeno, o que deixa pele, cabelo e unhas mais saudáveis, segundo a médica nutróloga Katiana Cruz, da Clínica Arthys. A nutricionista funcional Luciana Harfenist acrescenta: "Exerce numerosas funções importantes no organismo da mulher. Protege a pele e as mucosas, tem papel essencial na retina, no sistema imunológico e na reprodução, além de atuar na defesa contra as infecções", explica.
A gema do ovo é uma ótima fonte de Vitamina A (Imagem ilustrativa: Getty Images)


Magnésio

Segundo Luciana Harfenist, este abre 300 diferentes vias para a desintoxicação no corpo. "Importante para ajudar na drenagem linfática (reduzir inchaços), melhora de TPM, melhora da vitalidade e humor. Também leva o cálcio para os ossos", lista.

Brócolis: poderosa fonte de Magnésio (Imagem ilustrativa: Getty Images)
O mineral amigo das mulheres desempenha um papel importante também convertendo a vitamina D em sua forma ativa no corpo, importante para o funcionamento da tireoide, segundo a nutricionista funcional. Boas fontes: vegetais verdes-escuros (couve, brócolis, agrião, couve), abacate, banana, beterraba, lentilha e figo.

Vitaminas do Complexo B

Auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, mantém a pele e os cabelos saudáveis, protege o fígado e acelera os movimentos peristálticos intestinais, lista a nutricionista Renata Alvarenga.

"É, também, importante para o metabolismo das proteínas e gorduras e ajuda no crescimento celular. Além disso, é importante para saúde da pele e dos cabelos, protegendo contra perda de pigmentação e queda, sendo eficaz no combate a calvície", ensina. Podemos encontrar em fígado, levedura, nozes, gema de ovo, leite, arroz integral e na maioria das verduras.

Durante a gravidez, as vitaminas do Complexo B ainda ajudam ao bebê a desenvolver um sistema nervoso saudável. Isto porque as vitaminas do complexo B incluem a vitamina B12 que, em conjunto com o ferro e ácido fólico, ajudam a manter uma boa concentração de hemoglobina no sangue. Isto ajuda a prevenir a anemia, embora uma ligeira anemia seja comum durante a gravidez.


Zinco

"Zinco é fundamental na formação de queratina para combater as unhas e cabelos secos, fracos e quebradiços. Importante na gestação para evitar as famosas estrias", aponta a nutricionista Bianca Innocencio, da Clinica Andrea Santa Rosa.

A nutricionista Karen Schlösser acrescenta que vários estudos mostram que o zinco ajuda a prevenir o aspecto envelhecido da pele, pois está presente 5 a 6x mais concentrado na nossa epiderme do que na derme, impedindo a formação de radicais livres na superfície da pele.

"Ainda, a falta de zinco pode levar a baixos níveis de testosterona no sangue, fundamental para o bom funcionamento dos órgãos sexuais e libido. As ostras disparam nas quantidades deste mineral assim como outros frutos do mar, bife, ovos, cereais integrais e castanhas", ensina Karen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário