sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os benefícios que a Alface tem e você nem conhecia!!!




CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ALFACE



A lactutina é uma substância calmante presente na alface, que pode fazer muito bem a quem sofre com a ansiedade, conheça outros benefícios do vegetal
Nada melhor do que comer os alimentos in natura, é a forma como eles melhor preservam seus nutrientes
Já reparou que todo mundo que quer começar uma dieta escolhe a alface como primeira opção? Também, pudera, ela é sinônimo de salada aqui, em terras tupiniquins, e acompanha muito bem quase todas as preparações.

Pois é, a tal da folha verde clara tem um gosto mais fraco, uma cor próxima do branco, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado, por acharem que ela não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas de um verde mais escuro. Afinal, quanto mais viva a cor de um vegetal, maior quantidade de fitoquímicos ele tem. Mas essa verdura tem um trunfo quando o assunto é ansiedade, graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente quando consome o talo do alimento.




Como os outros vegetais verdes folhosos, ela contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que, quando estão na quantidade certa no nosso cérebro, ajudam a regular as sensações de ansiedade. Além disso, ela também ajuda na produção de aminoácidos no nosso corpo, e muitos deles atuam nesses hormônios importantes para o bem-estar emocional.


Modo de usar: A alface normalmente é consumida crua, a melhor forma de manter seus nutrientes. Por sorte, ela é a verdura mais comum para fazer saladas, enriquecer sanduíches, e outras preparações. Tempere-a com azeite, que é rico em ômega-3, outro nutriente importante para o bem-estar.


Fibras que ajudam o intestino


A alface, como a maior parte dos vegetais folhosos, é rica em fibras, que melhoram o trânsito intestinal, e, com isso, o funcionamento deste órgão. Uma delas é a pectina, uma fibra solúvel considerada poderosa, já que forma um gel quando em contato com a água que envolve o bolo alimentar, permitindo que a glicose seja liberada mais lentamente para o sangue, evitando, assim, picos desse nutriente. Isso é bom não só para prevenir diabetes do tipo 2, ou a piora dos quadros de diabéticos, como também impede a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar, que sempre terminam depressão ou ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário